Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



10JUN2010 - António Barreto dá uma chicotada psicológica aos mais Altos Representantes de Portugal

Quinta-feira, 10.06.10

 

Leia a versão integral do discurso de António Barreto. Aconselho todos os ex-combatentes a lê-lo.

 

ANTÓNIO BARRETO, intelectual e cientista social, autor  dos documentários para a RTP, “Um retrato social”, realizados em 2006, encarna, publicamente, em frente dos mais altos responsáveis do país, o sentimento e a mágoa dos ex-combatentes.

 

Confesso que não sabia que António Barreto era o responsável pela Comissão das Comemorações do 10 de Junho de 2010, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, mas foi com uma agradável surpresa que ouvi o seu discurso, quase todo virado para os ex-combatentes, preocupado em salientar o facto de não haver vários tipos de combatentes, como alguns pretendem. Existe, apenas, um tipo de combatente: aquele que em nome do seu país, serviu ou serve, em território português, ou no estrangeiro,  por mandato do Estado Português. Entenda-se que as ex-colónias, hoje países estrangeiros, eram, na altura da guerra colonial, consideradas terras sob administração portuguesa...

 

António Barreto proferiu, no meu ponto de vista, o discurso que os ex-combatentes esperavam ouvir, há mais de 40 anos, e que nenhum político ousou dizer, talvez com o receio de ser conotado com uma ou outra força política, por concordância ou discordância da manutenção das guerras do ultramar. O desassombro e a inspiração de António Barreto merece a nossa vénia e o nosso obrigado. Ele soube definir, com tamanha clareza de espírito e evidência o que levou tantos milhares de jovens a deixar as suas terras e as suas famílias, os seus amigos, os seus empregos, para serem levados, sem vontade própria, para terras que desconheciam, sem um “bilhete de passagem” que lhes garantisse o regresso.

 

A tal dívida de gratidão, tantas vezes proferida por milhares de ex-combatentes e que ventos hostis nunca permitiram que chegasse aos nossos governantes, foi – graças ao António Barreto - insuflada, à força, um a um, nos ouvidos dos governantes ali presentes. A partir de hoje, nenhum deles poderá dizer que desconhece existir uma dívida de gratidão e que ela terá que ser paga, com ou sem existência de crise.

 

É certo que o País já possui legislação sobre algumas questões que afectavam e afectam os ex-combatentes, relacionadas, justamente, com as situações mais gritantes de injustiça social, tais como, o apoio aos deficientes e aos afectados pelo stress pós traumático, mas no que respeita à questão das reformas muito há, ainda, que fazer.

 

António Barreto afirmou que "Portugal não trata bem os seus antigos combatentes, sobreviventes, feridos ou mortos”, reforçando que o “esquecimento e a indiferença são superiores”, sobretudo "por omissão do Estado".

 

Barreto acusa o Estado de ser pouco "explícito no cumprimento desse dever", avisando que está na altura de "eliminar as diferenças entre bons e maus soldados, entre veteranos de nome e veteranos anónimos, entre recordados e esquecidos".

Um antigo combatente não pode ser tratado de "colonialista", "fascista" ou "revolucionário", mas simplesmente "soldado português",.

 

O dia 10 de Junho de 2010 fica marcado, também,  por ter sido a primeira vez que os antigos combatentes desfilaram na cerimónia militar oficial do Dia de Portugal.

 

Como ex-combatente, sinto-me profundamente grato pelas palavras de António Barreto, que me tocaram o coração. Um bem-haja.

 

Inácio Silva

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por guerracolonial às 10:46


2 comentários

De Álvaro a 13.06.2010 às 22:28

Caro Amigo Inácio.
Folgo muito em "velo" de regresso aqui ao seu blog, se a memória me não atraiçoa, desde Janeiro de 2008 que não aparecia, há alguma justificação para o facto?, saúde, outras tarefas, ou simplesmente uma pausa.
Reparo que nem para responder a alguns apelos de alguns companheiros ex combatentes que o interrogam solicitando informações da forma como poderemos colaborar, apenas uma resposta nesse sentido.
Continua a acreditar que não será necessária nova petição? espero que as outras acções de que fala dêem os seus frutos mas sinceramente não creio.

De guerracolonial a 19.06.2010 às 16:55

Caro amigo Álvaro:
Verifico que está atento ao evoluir do blogue. Agradeço a sua atenção.
Na verdade, não tem sido possível dar a devida atenção ao tema que me propus tratar: o das pensões aos antigos combatentes, simplesmente, porque tive que abraçar outras tarefas profissionais.
Mas o tema não está esquecido e, logo que possa, volterei a analisá-lo, agora, com outros factos e argumentos.
Todos poderão estar descansados, pois não darei descanso à classe política que nos esqueceu e continuarei na linha da frente a defender a honra e os direitos dos ex-combatentes.
Força e vontade não me faltam.
Um abraço.

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Junho 2010

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930